terça-feira, 11 de outubro de 2011

Hora de questionar



Porque será que eu gosto de ser diferente? Será que é porque sou teimoso ou estou certo e as outras pessoas estão erradas? Quem me conhece pessoalmente sabe que eu sou assim, sempre estou a procura de respostas, não me contento com o mastigado, quero mastigar com meus próprios dentes. Seria bem mais fácil se eu aceitasse a “verdade” pregada pela sociedade, seria melhor se eu aceitasse que tudo está como deveria estar, que não adianta mexer em time que está ganhando, mas sinceramente, isto tudo me cansa, acho um tédio aceitar sem questionar, seguir a maioria, descer a correnteza. Sou do contra e me orgulho disso.
Uma desculpa comum que todos tem usado é a falta de tempo até para questionar, dizem que tem coisas mais importantes pra fazer, deixam para depois e vão aceitando o que a tv diz. Eu também não tenho tempo, mas entre uma viagem e outra de ônibus, na hora do almoço ou antes de dormir sempre tenho um tempo pra questionar o que anda acontecendo, para mim quem não questiona  não respira, está morto e não sabe.
Não estou dizendo que vou mudar o mundo, que sou o maior filósofo da atualidade, longe disso, estou pedindo humildemente que todos voltem a refletir um pouco, questionar faz bem, perguntar não ofende, buscar respostas nos mantém em movimento. Não devemos aceitar de cabeça baixa a corrupção, a impunidade, os maus-tratos e tudo de errado que vemos por aí, chega de governos escondendo coisas debaixo do tapete, ou pior, escondendo coisas nas “áreas 51” da vida.
O que mais dói é saber que a única reflexão que temos feito é nos espelhos, inflamando nossos egos com o superficial e escondendo a imundice dentro de nós. Como o próprio Jesus disse aos do seu tempo, “vocês são como túmulos, caiados por fora e imundos por dentro”.
Sejamos seres pensantes e não “aceitantes”, falamos tanto em liberdade e somos escravos da sociedade e da moda, gostamos que falar que somos donos do nosso próprio nariz, mas o que vejo são narizes de palhaço na nossa cara. “Somos quase livres, e isso é pior do que a prisão” como já diziam os Engenheiros na década de 90, ou nos declaramos livres de verdade e começamos a questionar ou aceitamos a algema e voltamos para a prisão.
Estava assistindo o filme “Planeta dos macacos, a origem” e de certa forma torci praquilo acontecer de verdade, seria muito massa ver uma outra raça dominar a humana, sejam macacos, zumbis ou aliens, quem sabe assim aprenderíamos a dar valor a liberdade e lutaríamos junto por um futuro melhor?
Pode parecer que estou sendo pessimista, mas pelo contrário, ainda acho que há esperança, porque se você questionou o que eu escrevi significa que você está virando um questionador, e isso já é um bom começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário