domingo, 21 de agosto de 2011

Hora da verdade

Não entendo como conseguimos viver num mundo cheio de mentiras, num mundo em que existem "mentirinhas leves que não machucam", pra mim mentira é sempre mentira e não pode ser medida e nem classificada. Ouvimos mentiras desde que somos crianças, do tipo "manga com leite faz mal" e outras que nossos pais nos contam, não estou criticando eles, pois eles também cresceram ouvindo isso e provavelmente diremos as mesmas coisas aos nossos filhos, depois na escola uma série de mentiras sem fim, tipo "Cabral descobriu o Brasil por acidente", "o homem evoluiu do macaco" (sou criacionista), "existem 3 estados da matéria" e por aí vai.
Quando crescemos começam as mentiras sociais, que servem pra amenizar situações, pra não magoar as pessoas, pra manter amizades e relacionamentos. "chefe, você esta certo", "não, você não está gorda amor", "estava falando com minha mãe ao telefone", entre outras.
E o pior que isto faz parte da nossa cultura, está enraizado no nosso DNA, deve haver o gene da mentira, pois mentimos com uma naturalidade que espanta, nem ficamos vermelhos mais.
Nossos políticos mentem nas campanhas e continuam mentindo depois de eleitos, negam corrupção, negam que escondem aliens em bases secretas, negam que enriqueceram a base de meios ilícitos. E o pior que nem temos moral de reclamar, pois muitas vezes fazemos igual, quem de nós nunca pegou troco a mais e ficou quieto?
Acho que deveríamos contar mais a verdade, sermos mais sinceros nem que machuque um pouco, ir contra a  maré e criar uma revolução de costumes, mostrar que podemos ser diferentes do que o mundo nos ensinou como correto.
Não estou dizendo que não minto, talvez esse texto seja uma mentira, mas pelo menos estou sendo sincero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário